Emissão primária de certificado digital poderá ser feita remotamente

Criado por Renan Gois Castilho

29 jan, 2021

O certificado digital é uma das ferramentas que mais cresceram nos últimos anos, e o mais incrível é que as novidades que envolvem essa inovação não param. Tudo para tornar o dia a dia dos usuários mais prático, ágil e seguro.

A boa notícia da vez é que agora pessoas físicas e jurídicas poderão fazer a emissão primária do certificado digital de forma totalmente online, por meio do processo de videoconferência, sem a necessidade de deslocamento a uma autoridade de registro.

Aprovada por unanimidade na última sexta-feira, 22/01/2021, pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, a emissão primária por meio de videoconferência, de certificados digitais ICP-Brasil, entrará em vigor após publicação da Instrução Normativa com as novas regulamentações.

Já que estamos falando da potencialização dos processos digitais, essa medida agrega ainda mais tecnologia, segurança e agilidade para a atuação do setor, além de proporcionar mais conforto e praticidade para o usuário.

Sobre a medida, Eduardo Assis, gestor de negócios da Link Certificação Digital e diretor de tecnologia da Associação das Autoridade de registro do Brasil, diz:

“Com essa nova resolução, o que já era um fator facilitador do dia a dia para várias pessoas, atrelando tecnologia, inovação, agilidade e segurança, tornou-se ainda mais acessível. Estamos falando de um produto digital, e quanto mais inovações forem criadas no sentido de melhorar a experiência do cliente nesse ambiente, mais atrativa e enriquecedora será para a vivência e conhecimento de todos os envolvidos nos processos”, ressalta.

O que muda

Atualmente, as emissões primárias de certificados digitais, seguindo a regras da ICP-Brasil, tanto de pessoa jurídica quanto da física, devem ser feitas de forma presencial. Ou seja, o requerente precisa agendar um horário para comparecer a um posto de uma Autoridade de Registro – AR para validar o seu certificado.

Com a nova mudança, aprovada pelo CG ICP-Brasil, esse processo pode ser feito de forma totalmente remota para aqueles que irão emitir um primeiro certificado.

Isso mesmo, você precisará somente escolher a certificadora, realizar a compra pelo site da autoridade de registro de sua preferência e agendar um horário para que seja feita a videoconferência. Feito isso, todos os próximos passos serão feitos de forma online, e, o melhor, no conforto do seu lar.

Por Link Certificação Digital.

Posts Relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − três =

Abrir WhatsApp!